Avançar para o conteúdo principal

O Milêntimo

Caros leitores… venho, por este meio, transmitir toda a minha indignação relativamente a algo que talvez nunca tenha passado pela cabeça dos vulgos transeuntes de uma qualquer cidade deste país. Ora, como todos nós sabemos e temos orgulho de ostentar, o infernal cêntimo é a moedinha mais “piquena” actualmente em circulação. O valor monetário e a prestabilidade de tamanha moeda é posta à prova diariamente em linhas do comboio de todo o país (é tão giro espalmar a coisa!) e em garrafas de litro e meio de água, juntamente com outras moedas da mesma cor. E penso eu e o leitor e talvez muito mais gente: “Para que raio lançaram uma moeda de tão grande importância no mercado?” A resposta é simples… se o prezado leitor se dignar a dirigir a uma qualquer bomba de gasolina e olhar para o preço dos produtos aí vendidos, notará por certo a existência de “milêntimos”. Sim, não é mais do que a terceira casa decimal numa União Europeia que apenas trabalha com duas. Um litro de gasóleo encontrava-se há uns dias a 1,009 €. Basicamente, temos de ter uma moeda pequena para poderem inventar outra. Se as “chapas” se ficassem pelos “dezêntimos”, tenho a certeza que as bombas de gasolina teriam preços na ordem dos 1,04€, que no fundo, não daria para pagar na mesma, porque não existiriam cêntimos para encher esses gandulos. Agora pergunto: “Como é que podemos pagar aqueles nove milêntimos por litro? Simplesmente não podemos. E arredondado, dá aquela moeda “piquena” novamente. Ou seja, se houver tendência para pegar moda, qualquer dia pedimos um café e em vez dos simples 50 cêntimos, temos bicas a 506 milêntimos, que arredondado para os gatunos, dá algo como 51 cêntimos. É este o país em que vivemos… já não chegava andarem a subir os preços, como os metem de forma a nos sacar mais uns trocos. Analisando agora a coisa, dá para entender que sempre que não apanhamos aquelas pequenas moedas caídas no meio da calçada, não estamos a perder um ou dois cêntimos… estamos a perder entre dez a vinte milêntimos! Dá que pensar, não dá?

Comentários

Anónimo disse…
Yo men, boa sorte pro blog e vê la s nao matas muitos neuronios a fazer essa m*rda!
Queres Millentimos? Vai trabalhar boi!
Va, va, fica!

Mensagens populares deste blogue

Ide e Multiplicai-vos!

Boas tardes caros leitores, leitoras, vislumbradores e afins deste blog. Como podem reparar, convidei o Richard para apresentar alguns dos seus disparates neste blog. Depois de uma colocação inapropriada do texto "Strange Life of John" no TheLittleBox, decidi propor-lhe um lugar para poder disparatar livremente, mas com censura. Hehe. Espero que ele esteja à altura de merecer a presença neste meu pequeno espaço. Não hesitem de comentar as nossas postagens. Creio que ambos temos muito para aprender. Com os melhores cumprimentos, Shuri Kata

Calendário para 2012

Deixo aqui a minha pequena contribuição para 2012. Um calendário... em formato JPG para imprimirem à vontade e terem ao pé de vocês... e dispenso outros pormenores sórdidos do que poderão querer fazer com ele! Informo apenas que está com os feriados do concelho do Fundão. Se alguém quiser outros municípios, podem solicitar que também se arranja. Bom ano!