Avançar para o conteúdo principal

WTF é um Fujita?

Boas noites caros leitores.

Se há algo que já me irrita à muito tempo, é o assunto que trago hoje à baila...

Porque é que a escala de perigosidade dos tornados se mede em Fujitas? "Ah e tal, foi um Fujita 1..." E o atento leitor pergunta... mas que raio é um Fujita 1? E eu respondo... "Olha, não sei mas é mais forte do que um Fujita 0 e menor que um Fujita 2!". E todos ficamos na mesma e vivemos felizes para sempre. ERRADO!!! Eu vou explicar:

Primeiro, o Fujita foi um gajo que decidiu categorizar os tornados em função dos danos, tipo escala de Mercalli para tornados. Depois, era uma pessoa aparentemente muito correcta que não chamou as coisas pelos nomes...

Segue-se as categorias e a correspondente avaliação de estragos:

Fujita 0 - Dano leve
Fujita 1 - Dano moderado
Fujita 2 - Dano considerável
Fujita 3 - Dano severo
Fujita 4 - Dano devastador
Fujita 5 - Dano inacreditável

Ok... já dá para perceber... Então e o que é dano moderado? Eu posso levar uma pera num olho e essa dita pera ter um efeito devastador na minha cara, enquanto um outro gajo leva a mesma pera e apenas fica com um dano moderado na tromba. Esse é o cerne da questão! Não existe algo palpável para este tipo de escalas, e como tal, quero propor uma agora mesmo.

Fujita 0 - Desaparece o periquito e o teu boné.
Fujita 1 - Desaparece o periquito, a gaiola do periquito, o gato, o teu boné e eventualmente uma camisa mal apertada.
Fujita 2 - Desaparece o periquito, o gato, o cão, a gaiola do periquito, o comedouro do gato, a casota do cão, as roseiras do jardim, o boné, a camisa e meia calça.
Fujita 3 - Para além dos anteriores, desaparecem os estores/persianas/portadas, os cortinados, os cães de loiça, aquelas sebes que deram tanto trabalho a aparar, metade da relva do jardim, a mota do vizinho, a tua roupa toda e, no caso de haver detritos, tua virilidade.
Fujita 4 - Desaparece também o carro, a árvore do jardim, a boca de incêndio, os postes de electricidade, ficas sem o pacote inteiro da Meo, lá se vão os ladrilhos da piscina, desapareces tu e a tua casa.
Fujita 5 - Tipo... basicamente, desaparece o teu bairro inteiro... contigo incluído!

Assim, e no caso de Portugal passar a ser um corredor de tornados (acredito mais numa praia deles) o leitor possa dizer... "Epá, este foi um Fujita 2. Vi o Pitbull do Manel a passar!"

NOTA: Não confundir eventos climatéricos com a onda de criminalidade que se tem visto. Em ambos desaparecem muitas coisas, mas creio que o leitor tem o devido discernimento de não misturar as coisas.

Comentários

Neves disse…
Olha, o que eu penso é que se fossemos comparar este post com a onde de criminalidade e corrupção , o nome não seria fujita, mas tipo:
Valentim Loureiro: Dano Avacalhoso
Fátima Felgueiras: Dano Azul
Vale e Azevedo: Dano ainda por resolver totalmente.
Pinto da Costa: Dano irreparável
Rui disse…
Se eu tivesse que dar um paltpite, diria que Fujita é aquela coisa que se usa pra limpar bidés.
Kurandeiro disse…
Pensava que Fujita era mais do género
"-Então pagas essa?
-Ah não, tou de fujita"
Mas obrigado pela elucidação.

Mensagens populares deste blogue

Calendário para 2012

Deixo aqui a minha pequena contribuição para 2012. Um calendário... em formato JPG para imprimirem à vontade e terem ao pé de vocês... e dispenso outros pormenores sórdidos do que poderão querer fazer com ele! Informo apenas que está com os feriados do concelho do Fundão. Se alguém quiser outros municípios, podem solicitar que também se arranja. Bom ano!

Ide e Multiplicai-vos!

Boas tardes caros leitores, leitoras, vislumbradores e afins deste blog. Como podem reparar, convidei o Richard para apresentar alguns dos seus disparates neste blog. Depois de uma colocação inapropriada do texto "Strange Life of John" no TheLittleBox, decidi propor-lhe um lugar para poder disparatar livremente, mas com censura. Hehe. Espero que ele esteja à altura de merecer a presença neste meu pequeno espaço. Não hesitem de comentar as nossas postagens. Creio que ambos temos muito para aprender. Com os melhores cumprimentos, Shuri Kata

Meia Maratona para Coxos

Decidi organizar a primeira meia maratona para coxos do país e quiçá da Europa e, com ajuda de umas cunhas, quiçá do Mundo. E o ignorante leitor pergunta: - Oh Shuri… meia maratona para coxos… onde é que já se viu? Nunca! Aí está a essência da coisa. Uma cena nunca antes vista. Ou seja, algo totalmente novo (é incrível como podemos escrever a mesma coisa usando palavras diferentes! Olha mais um exemplo: Uma coisa jamais vislumbrada! Poderia continuar a improvisar umas quantas frases que não levariam o leitor a lado nenhum, como à partida esta parte em parêntesis não levará mas penso que há coisas muito mais importantes a referir do que propriamente uma divagação ilógica sobre as coisas estúpidas que se podem escrever entre duas linhas curvas. Afinal para que raio servem os parêntesis? De onde surgiram? É criação divina ou apenas obra de uma alma caridosa que por intervenção celestial se dignou a criar uma das mais fantásticas maravilhas do mundo? Estas e mais questões, já a seguir… en...