Avançar para o conteúdo principal

Retrospectiva Semanal

Caros leitores,

Como todos sabemos, esta semana foi recheada de coisas boas no plano nacional e, como não poderia deixar de ser, requerem algum achincalhamento!

Bem, a selecção nacional foi eliminada do Mundial de Futebol... no fundo, nada que não tivesse já sido previsto neste blog. Poderia dizer que fiquei triste mas na perspectiva de ter poupado o meu fígado, até nem me apoquentei muito. Só de imaginar que podíamos chegar à final e quiçá ganhar a taça deixa-me a pele das mão a escamar e com princípios de cirrose. Isto foi algo em que o nosso seleccionado certamente pensou para nos presentear com tão fraquinhos resultados. Ademais, creio que na visão do Estado, tantos jogos iriam fazer mal à Nação, já que toda a economia bloqueia a cada jogo da selecção. "Estamos em crise meus amigos! Não se pode abdicar de encher os cofres do Estado com impostos para estar a ver um jogo de futebol... Agora, venham masé para casa!" E como se diz na gíria popular: "E eles vierem!". Acho que os 800€ diários que cada um dos jogadores estava a ganhar também pode ter influenciado o rápido regresso, mas isso é outra fruta.

Continuando com a economia nacional, adorei ver as estratégias de aumento de lucros do Estado. Mais impostos, mais portagens... no fundo, sempre a lixar o Zé Povinho. Então estamos todos em crise e toca de sacar mais dinheiro ao contribuinte? Até nem me importava que fossem cobrados 60% de impostos sobre os rendimentos, se estivesse na Dinamarca, onde tudo é financiado pelo estado em termos de saúde, escola, universidades, ou actividades sociais. Agora em Portugal, a praia da Europa, em que as únicas coisas pagas ao contribuinte são as cartas RSF para responder a pagamentos das Finanças, não creio que faça muito sentido, principalmente quando continuamos a ter meia dúzia de papões que recebem prémios de eficiência num mês que 99% dos portugueses não consegue auferir ao fim de uma vida de trabalho. Depois espantam-se que o índice de pobreza aumenta... que aumenta o desemprego... e continuamos com as politiquices da tanga. Então faz algum sentido o contribuinte pagar portagem numa via que foi construída com o seu próprio dinheiro? "Ah, e os custos de manutenção das estradas?" Bem, isso não está já abarcado pelo selo de circulação automóvel? Ou pagamos o selo só para dizer que sim? É que o meu carro circula muito bem sem esse selo, logo não compreendo porque tive de pagar perto de 30 contos por ele. Dizem que "É a crise!".

Para finalizar, gostaria de falar da OPA da Telefónica. Ora, OPA significa qualquer coisa como "Eu vou-te comer!", mas no sentido mais economista da coisa. No entanto, imaginar que a OPA foi boicotada pela Golden Share do Estado é que torna todo este corrupio economicista em algo realmente poético. Imagino-me daqui a uns anos a ver um filme baseado na história do Capuchinho Vermelho com os meus filhos e no genérico final brotam as seguintes personagens:
PT as Capuchinho Vermelho com cestinha carregada de prémios para os administradores
VIVO as Avózinha rádio-amadora controladora de grande parte da floresta amazónica e mata atlântica
OPA da Telefónica as Lobo Mau que em casa também tem uma cestinha carregada de prémios para os seus administradores
Golden Share do Estado as Lenhador Raivoso com moto-serra gigante, hábitos duvidosos e interesses pessoais

Oh Salavisa... vai filmar Portugal que ganhas mais com isso! Este país é que é um verdadeiro filme!

Comentários

Bachelorette disse…
Quando sair em DVD vou comprar. A trama parece-me interessante, aposto que irá haver sequela, cheira-me que o Lobo Mau vai dar luta ao Lenhador Raivoso...

Mensagens populares deste blogue

Ide e Multiplicai-vos!

Boas tardes caros leitores, leitoras, vislumbradores e afins deste blog. Como podem reparar, convidei o Richard para apresentar alguns dos seus disparates neste blog. Depois de uma colocação inapropriada do texto "Strange Life of John" no TheLittleBox, decidi propor-lhe um lugar para poder disparatar livremente, mas com censura. Hehe. Espero que ele esteja à altura de merecer a presença neste meu pequeno espaço. Não hesitem de comentar as nossas postagens. Creio que ambos temos muito para aprender. Com os melhores cumprimentos, Shuri Kata

Calendário para 2012

Deixo aqui a minha pequena contribuição para 2012. Um calendário... em formato JPG para imprimirem à vontade e terem ao pé de vocês... e dispenso outros pormenores sórdidos do que poderão querer fazer com ele! Informo apenas que está com os feriados do concelho do Fundão. Se alguém quiser outros municípios, podem solicitar que também se arranja. Bom ano!

WTF? - Definição de politicamente correto

Caríssimos leitores, Por certo que o tempo tem sido pouco e, claramente, a dedicação tem sido algo a rasar o insignificante... para não dizer nenhuma... mas as mundifiquilidades da vida assim obrigaram. Chega de lamurias à velhinho e vamos ao tema do dia: Afinal, o que é ser politicamente correto? Em conversa com Confúcio, Spétalus teve também esta dúvida, e o grande sábio assim falou: - Caro Spétalus, e eventualmente Cómlius, vamos imaginar o seguinte cenário - No grande império da China existem minorias... parte dessas minorias não trabalha nem paga impostos...  parte dessas minorias recebe apoio do imperador para poder sobreviver, devido à questão anterior... parte dessas minorias dedica-se a levar emprestado os bens de outrem... parte dessas minorias tem milhões de yens guardados no banco... - Mas isso não faz sentido sábio Confúcio! - Exclama Spétalus. - Então eles não contribuem para o estado que os sustenta e ainda amealham por fora? Isso não é justo para os