Avançar para o conteúdo principal

Hell'O'Win


Passou-se mais um dia de finados... e uma noite da tradição tipicamente portuguesa que é o Halloween. Andei a vasculhar nos livros amarelados e carcomidos da história deste país e verifiquei que esta tradição remonta à Dinastia de Carqueijais... exactamente uma dinastia que nunca existiu.

Mas afinal para que serve o dia das bruxas? Ora, nos "Estates" os miúdos e graúdos andam de casa em casa a pedir doces ou a pregar partidas a quem simplesmente não os dá. As casas estão todas enfeitadas com abóboras luminescentes, fantasmas e esqueletos com o intuito de assustar os maus espíritos que, diz-se, saem nessa noite para assombrar o pessoal.

Já em Portugal, esse país carregado de tradições americanas importadas e à venda nas lojas asiáticas, os donos das casas artilham-se atá aos dentes com vassouras, esfregonas e baldes de água para se protegerem dos miúdos e graúdos que andam a assombrar pelas ruas. Então e os espíritos? Bem, se eu fosse um espírito, também preferia ficar na campa a andar por aí com tantas pestes humanas à solta.

Desde pinturas em carros, pseudo-grafittis em prédios, sujeira da grande e ovos nas campainhas, há um pouco de tudo. Pode-se dizer que é um dia com permissão para estragar património alheio e avacalhar tudo como manda a presada tradição juvenil portuguesa.

Resta-me propor uma pequena alteração no nome do dito dia em Portugal. Assim, deixaria de ser o Halloween passando para Hell'O'Win... Dá mais significado à coisa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calendário para 2012

Deixo aqui a minha pequena contribuição para 2012. Um calendário... em formato JPG para imprimirem à vontade e terem ao pé de vocês... e dispenso outros pormenores sórdidos do que poderão querer fazer com ele! Informo apenas que está com os feriados do concelho do Fundão. Se alguém quiser outros municípios, podem solicitar que também se arranja. Bom ano!

Ide e Multiplicai-vos!

Boas tardes caros leitores, leitoras, vislumbradores e afins deste blog. Como podem reparar, convidei o Richard para apresentar alguns dos seus disparates neste blog. Depois de uma colocação inapropriada do texto "Strange Life of John" no TheLittleBox, decidi propor-lhe um lugar para poder disparatar livremente, mas com censura. Hehe. Espero que ele esteja à altura de merecer a presença neste meu pequeno espaço. Não hesitem de comentar as nossas postagens. Creio que ambos temos muito para aprender. Com os melhores cumprimentos, Shuri Kata

Meia Maratona para Coxos

Decidi organizar a primeira meia maratona para coxos do país e quiçá da Europa e, com ajuda de umas cunhas, quiçá do Mundo. E o ignorante leitor pergunta: - Oh Shuri… meia maratona para coxos… onde é que já se viu? Nunca! Aí está a essência da coisa. Uma cena nunca antes vista. Ou seja, algo totalmente novo (é incrível como podemos escrever a mesma coisa usando palavras diferentes! Olha mais um exemplo: Uma coisa jamais vislumbrada! Poderia continuar a improvisar umas quantas frases que não levariam o leitor a lado nenhum, como à partida esta parte em parêntesis não levará mas penso que há coisas muito mais importantes a referir do que propriamente uma divagação ilógica sobre as coisas estúpidas que se podem escrever entre duas linhas curvas. Afinal para que raio servem os parêntesis? De onde surgiram? É criação divina ou apenas obra de uma alma caridosa que por intervenção celestial se dignou a criar uma das mais fantásticas maravilhas do mundo? Estas e mais questões, já a seguir… en...