Avançar para o conteúdo principal

Reutilizar óleo de cozinha

Olá pessoal.

Porque este blog não se prende só com macacadas e parvoices, este post vem precisamente demonstrar a veia ecologista do autor.

Ora, todos nós (vulgos cozinheiros de meia tigela) já tivemos na indecisão de deitar fora óleo novo, com uma única utilização para carapaus fritos ou carne panada... que deixa o fundo da fritadeira cheio de resíduos. Se os deixamos ficar, queimam e rebentam o que resta do óleo em três tempos... se decidimos tirar, é um trabalho hercúleo que até o mais paciente chinês mandaria à fava!


Ora, este fim de semana aconteceu-me o mesmo... e fiquei a pensar em como podia reaproveitar o óleo sem aquela cangalhada toda no fundo. No fundo de uma das gavetas da cozinha, tinha lá filtros para café, daqueles das máquinas de coar... e pensei que seria uma boa ideia.
Montei uns copos de plástico com os ditos filtros e siga de meter óleo lá dentro.


Demorou um bocado para coar todo o óleo da fritura, mas o resultado foi bastante satisfatório. Saiu limpinho e translucido, sem resíduos.


Note-se que o óleo não é verde... esta cor resulta da mistura com o ligeiro tom azulado do jarro de plástico... 

OK, nota importante: Continua com cheiro a carapau frito! Mas para isso já tenho uma solução testada. Na próxima fritura, assim que o óleo estiver quente, adicionar meia dúzia de folhas de salsa e deixar fritar... quando deixar de fazer bolhinhas, retirar as folhas. E pronto, óleo recuperado e sem cheiro pronto para fritar! 

Toca a poupar o ambiente óh cambada!

Um abraço.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ide e Multiplicai-vos!

Boas tardes caros leitores, leitoras, vislumbradores e afins deste blog.

Como podem reparar, convidei o Richard para apresentar alguns dos seus disparates neste blog. Depois de uma colocação inapropriada do texto "Strange Life of John" no TheLittleBox, decidi propor-lhe um lugar para poder disparatar livremente, mas com censura. Hehe. Espero que ele esteja à altura de merecer a presença neste meu pequeno espaço.

Não hesitem de comentar as nossas postagens. Creio que ambos temos muito para aprender.

Com os melhores cumprimentos,

Shuri Kata

Melgas

As melgas são um bicho parvo, malazado a voar, aproveitador e claramente sobredotados para o que não devem... Deviam, portanto, claramente falecer! Lamento a quebra de opções alimentares dos achigãs, mas vocês não têm de se encher de repelentes!

Reportage por David Attenborough

These infamous creature multiply like rabbits in they're natural habitat. As you can see from this short movie,  prosperous communities of this species tend to confront other species in the same habitat, constraining their movements and eventually going into aggressive behavior. They were last seen roaming the Portuguese "Assembleia da República", and hell... what a mess they made. Simply AMAZING!