Avançar para o conteúdo principal

Tuguês de Tugal

Caros leitores,

No post anterior falei de acordos ortográficos e dei alguns exemplos de como podemos acabar com o português a uma velocidade vertiginosa. Bem, se as novas ideias de reformismo verbal são uma forma de assassínio da nossa amada língua, perpetrada por cultos e financiados agentes do mal, posso afirmar que me dei de caras com alguns mercenários que, apresentando o mesmo objectivo e sem serem pagos, dão cabo da língua de Camões.

Este fim de semana, numa bela e culta localidade denominada Sines, deparei-me com dois assassínios descarados em locais duplamente públicos. Ora, duplamente públicos porquê? Em primeiro lugar, ambos ocorreram no Parque de Campismo Municipal de Sines (teoricamente publico); segundo, ambos ocorreram em casas de banho publicas (pelo menos até à data). Bem, não existiam vestígios de sangue nem restos de letras espalhados pelo chão... mas as marcas do massacre estavam bem evidentes e à vista de cada um. Numa porta de um compartimento de alivio (vulgo trono) ocorreu o primeiro crime... "Variada" estava escrito a marcador azul numa folha imaculadamente branca. Tragédia! A sanita não está entupida, partida ou estragada... está doida, maluca, diversificada ou como foi dito, "Variada" da cabeça. Procurei pela máquina fotográfica para registar o momento, mas tinha-a deixado no carro e pensei... "caga nisso!".
Já no ultimo dia, após termos procedido à desmontagem da barraca e ao pagamento da estadia, fomos tomar um café ao tasco do parque. Decido ir lavar as mão e passo na casa de banho (W.C. - Wonde se Caga) para mudar a água às azeitonas. Havia dois mictórios e num deles estava escrito: "Por culpa de alguns senhores que não o sabem usar, este hórinol está fora de serviço!" Podiam ter dito que o urinol estava "variado", mas preferiram dizer que ele se chama Hórinol e não funciona. Procurei no google o que queria dizer Hórinol e não encontrei rigorosamente nada. Não sei para que andam a meter estas coisas nas casas de banho publicas se não têm utilização. Chama-se esbanjar dinheiro, digo eu. Não fiquei com o registo fotográfico... a máquina continuava no carro (sucks man!).

Já em tempos, desloquei-me a Lisboa (LX para os killers) e numa empresa conhecida de comida "semi-rápida", que não vou dizer o nome (começa por P e acaba em an's), dei de caras com um palavricídio no papel que forra o tabuleiro da dita empresa. Citando: "Pão Chapata - O sabor Tradiconal". Sim senhor... apenas com a remoção de uma letra, não só tradicional se torna mais moderno como também apresenta um cariz mais pornográfico. Apesar de não saber português, Freud deve andar a dar voltas na campa com a criatividade destes directores de marketing. E aposto que usaram corrector ortográfico!

O nosso português necessita de guarda costas... Aceitam-se voluntários!

Não vamos deixar que o massacrem!

Comentários

Anónimo disse…
Tb acho, vamos proteger o nosso patrimonio! algures ai pela muy ilustre cidade de évora encontrei um dia numa placa "compre 2, pague 3 e leve 1"...ate hj tou chocado com este palavreado q por leves pode levar um mais distraido a comprar por achar q se trata de uma promoçao imperdivel!! Ou um "Perigo há morte" encontrado numa placa a entrada de uma obra...não se vendiam la mortes ou algo do estilo,mas entendi q ali ainda nao se tinham esgotado!! Ate fiquei "variado"!! Assim se fala em bom português..
Abraço
Dárcio
Anónimo disse…
Tb acho, vamos proteger o nosso patrimonio! algures ai pela muy ilustre cidade de évora encontrei um dia numa placa "compre 2, pague 3 e leve 1"...ate hj tou chocado com este palavreado q por instantes pode levar um mais distraido a comprar por achar q se trata de uma promoçao imperdivel!! Ou um "Perigo há morte" encontrado numa placa a entrada de uma obra...não se vendiam la mortes ou algo do estilo,mas entendi q ali ainda nao se tinham esgotado!! Ate fiquei "variado"!! Assim se fala em bom português..
Abraço
Dárcio

Mensagens populares deste blogue

Ide e Multiplicai-vos!

Boas tardes caros leitores, leitoras, vislumbradores e afins deste blog. Como podem reparar, convidei o Richard para apresentar alguns dos seus disparates neste blog. Depois de uma colocação inapropriada do texto "Strange Life of John" no TheLittleBox, decidi propor-lhe um lugar para poder disparatar livremente, mas com censura. Hehe. Espero que ele esteja à altura de merecer a presença neste meu pequeno espaço. Não hesitem de comentar as nossas postagens. Creio que ambos temos muito para aprender. Com os melhores cumprimentos, Shuri Kata

Calendário para 2012

Deixo aqui a minha pequena contribuição para 2012. Um calendário... em formato JPG para imprimirem à vontade e terem ao pé de vocês... e dispenso outros pormenores sórdidos do que poderão querer fazer com ele! Informo apenas que está com os feriados do concelho do Fundão. Se alguém quiser outros municípios, podem solicitar que também se arranja. Bom ano!

WTF? - Definição de politicamente correto

Caríssimos leitores, Por certo que o tempo tem sido pouco e, claramente, a dedicação tem sido algo a rasar o insignificante... para não dizer nenhuma... mas as mundifiquilidades da vida assim obrigaram. Chega de lamurias à velhinho e vamos ao tema do dia: Afinal, o que é ser politicamente correto? Em conversa com Confúcio, Spétalus teve também esta dúvida, e o grande sábio assim falou: - Caro Spétalus, e eventualmente Cómlius, vamos imaginar o seguinte cenário - No grande império da China existem minorias... parte dessas minorias não trabalha nem paga impostos...  parte dessas minorias recebe apoio do imperador para poder sobreviver, devido à questão anterior... parte dessas minorias dedica-se a levar emprestado os bens de outrem... parte dessas minorias tem milhões de yens guardados no banco... - Mas isso não faz sentido sábio Confúcio! - Exclama Spétalus. - Então eles não contribuem para o estado que os sustenta e ainda amealham por fora? Isso não é justo para os