Avançar para o conteúdo principal

WTF é um Tissumani?

Bem, já tinha saudades da rubrica "WTF", vulgarmente lida como "What The Fuck".

A verdade é que não podia deixar de escrever um pequeno post sobre um palavricídio que ouvi hoje no noticiário, relativo às mega super hiper enxurradas que têm assolado o município do Rio de Janeiro. Ora, acontece que já se fala há uns tempos do deslocamento de terras nos morros... pessoas subterradas e enlameadas QB em 4 ou 5 cidades do município. Ora o que me espantou é que, segundo um dos entrevistados de hoje, a derrocada se assemelhava a um "Tissumani no cerro".

Fui ver à enciclopédia e Tissumani não consta do vocabulário. Na net também não está... a não ser que seja em português do Brasil. Raios, existe no Brasil! Vamos esventrar então a palavra para realmente compreender o que quer dizer.

Hipótese 1:

Tissu vem de qualquer coisa com lenços de assoar: "Tissue".
Mani é o gajo que costuma limpar as canalizações cá de casa... o que não faz sentido.

Hipotese 2:

Tiss é o som da água quando atingida por um objecto projectado a uma considerável velocidade, ou a uma velocidade mais baixa caso o objecto apresente uma grande massa.
Umani é uma representação primitiva cigana da palavra "humano". Costumam até dizer que: "Ai, errari éi umani!"

Curiosamente, para esta segunda hipótese encontrei provas:

Conclusões: Não se pode afirmar que haja Tissumanis no cimo dos morro ou cerro ou serranias como eles gostam de chamar... Não me lembro de ir ao Google Earth e lá ver piscinas com gente rechonchuda aos pinotes dentro.

PS: Continuo a achar que esta palavra não existe... vou ter de comprar o dicionário com o acordo ortográfico... IRRA!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Calendário para 2012

Deixo aqui a minha pequena contribuição para 2012. Um calendário... em formato JPG para imprimirem à vontade e terem ao pé de vocês... e dispenso outros pormenores sórdidos do que poderão querer fazer com ele! Informo apenas que está com os feriados do concelho do Fundão. Se alguém quiser outros municípios, podem solicitar que também se arranja. Bom ano!

Ide e Multiplicai-vos!

Boas tardes caros leitores, leitoras, vislumbradores e afins deste blog. Como podem reparar, convidei o Richard para apresentar alguns dos seus disparates neste blog. Depois de uma colocação inapropriada do texto "Strange Life of John" no TheLittleBox, decidi propor-lhe um lugar para poder disparatar livremente, mas com censura. Hehe. Espero que ele esteja à altura de merecer a presença neste meu pequeno espaço. Não hesitem de comentar as nossas postagens. Creio que ambos temos muito para aprender. Com os melhores cumprimentos, Shuri Kata

Meia Maratona para Coxos

Decidi organizar a primeira meia maratona para coxos do país e quiçá da Europa e, com ajuda de umas cunhas, quiçá do Mundo. E o ignorante leitor pergunta: - Oh Shuri… meia maratona para coxos… onde é que já se viu? Nunca! Aí está a essência da coisa. Uma cena nunca antes vista. Ou seja, algo totalmente novo (é incrível como podemos escrever a mesma coisa usando palavras diferentes! Olha mais um exemplo: Uma coisa jamais vislumbrada! Poderia continuar a improvisar umas quantas frases que não levariam o leitor a lado nenhum, como à partida esta parte em parêntesis não levará mas penso que há coisas muito mais importantes a referir do que propriamente uma divagação ilógica sobre as coisas estúpidas que se podem escrever entre duas linhas curvas. Afinal para que raio servem os parêntesis? De onde surgiram? É criação divina ou apenas obra de uma alma caridosa que por intervenção celestial se dignou a criar uma das mais fantásticas maravilhas do mundo? Estas e mais questões, já a seguir… en...